Parte 2 – Profissão designer…
O que caracteriza um profissinal como designer?
Designer é o profissional capacitado a desenvolver um projeto em determinada área tendo em vista atingir os resultados desejados pelo seu cliente. Existem profissionais de design especializados em design gráfico, design para web, ilustração, embalagem e identidade corporativa, bem como no desenvolvimento de produtos das mais diversas áreas (design de produto).
Fazer um curso de design ou de webdesign na escola de informática é suficiente para ser um designer?
Infelizmente muitas escolas de informática fazem propaganda enganosa ao oferecer pacotes de cursos intitulados design gráfico ou webdesign, quando, na verdade, oferecem cursos apenas dos softwares utilizados para design ou webdesign. Softwares de computação gráfica são ferramentas necessárias e seu domínio é de fato muito importante para um profissional da área, mas sua função se restringe a ferramentas de trabalho. Todo curso de design gráfico ou webdesign terá seu foco voltado para as disciplinas de projeto, metodologia de projeto, análise gráfica, teoria da comunicação e afins. Se tais disciplinas não ocuparem a maior parte do currículo será mais apropriado atribuir-lhe o nome de curso de computação gráfica e não de design.
Design se aprende na universidade?
Os cursos superiores de design, também conhecidos e reconhecidos como desenho industrial, são, com certeza, a melhor maneira de obter formação e capacitação para atuar na área. Existem também bons cursos tecnológicos, técnicos e profissionalizantes que capacitam para a profissão e outros de iniciação à área que abrem a possibilidade de aprender a profissão na prática, trabalhando como auxiliar de um profissional capacitado ou equipe.
Quais as competências necessárias para ser um designer?
Para atuar como designer, o profissional deverá ter amplo conhecimento do meio em que atua, saber encontrar informações, selecioná-las e analisá-las com o objetivo de reconhecer e compreender a necessidade do cliente e do público alvo, saber equacionar tais necessidades com as demais questões envolvidas no projeto (tais como custos, ergonomia, durabilidade, entre outros), podendo assim, desenvolver soluções criativas e inovadoras que satisfaçam esta necessidade do mercado. O designer trabalha com uma metodologia projetual que permitirá atingir o resultado adequado aos objetivos que norteiam o projeto.
Existe hair designer? E designer floral?
A chave para se responder esta pergunta está em outra pergunta: Existe projeto de cabelo? e projeto de flores?
Estes são dois exemplos, dentre muitos, de como o termo design vem sendo mal usado, por conta do modismo de se utilizar palavras estrangeiras para dar nome a coisas que já tinham nome na língua portuguesa.
Talvez o termo projetista de cabelo, ou hair design, possa ser aplicado somente às poucas pessoas que trabalham diretamente com moda desenvolvendo penteados para catálogos, revistas, desfiles e editoriais. Infelizmente este termo está se tornando um modismo, e na maioria dos casos é aplicado incorretamente.
Apenas se o trabalho do profissional consistir, obrigatoriamente, no desenvolvimento, através de metodologias de projeto, de um produto, ideia ou informação que vise atender ao objetivo determinado por seu cliente, então poderá ser considerado design. Nestes casos seria considerado projeto, o desenvolvimento, por exemplo, de um cabelo que realce determinada característica de uma roupa para um desfile ou um penteado inovador que realce determinada característica da personalidade e que combine com roupas da moda da estação, a ser apresentado como referência em uma revista.
Já o trabalho de florista se aplica muito mais a área do artesanato do que a uma área projetual, de forma que fica ainda mais difícil conceber a ideia de que exista uma profissão que faça projetos de arranjos florais.
<<Parte 1: O que é design? | Parte 3: O que ele pode fazer pelo seu negócio?>>