Parte 3 – Design gráfico. O que ele pode fazer pelo seu negócio?
O que meu negócio tem a ganhar com o design gráfico?
Empresas e profissionais precisam estar em constante comunicação com seus clientes a fim de divulgar seus produtos, serviços e ofertas. Mas, além do que você tem a dizer para as pessoas, a forma como você apresenta visualmente o que tem a dizer fará uma grande diferença para que sua mensagem desperte o interesse do cliente e seja entendida por ele. Uma comunicação visual inadequada poderá impedir que os clientes percebam ou entendam os benefícios que os produtos ou serviços oferecidos por você ou pela sua empresa tem a oferecer. Em um mercado cada vez mais concorrido, com uma diversidade cada vez maior de produtos e serviços concorrentes, uma comunicação visual de qualidade fará toda a diferença no sucesso de seu negócio. Além de agradar, instigar e convidar o cliente, um projeto de comunicação visual tem por objetivo garantir que a mensagem seja compreendida por todos. Além disso, o desenvolvimento de uma comunicação visual em parceria com um profissional qualificado ajudará você, enquanto empresário ou profissional a refletir sobre seus objetivos, publico alvo e oportunidades de crescimento.
Quais as áreas de atuação do design gráfico?
Sistemas de Identidade Visual A identidade visual pode ser definida como o conjunto de elementos gráficos que formam a personalidade de uma empresa, ideia, produto ou serviço. A assinatura de marca é normalmente conhecida como logo ou logomarca, embora não seja o termo mais apropriado. Além da assinatura de marca um sistema de identidade prevê a utilização de cores e tipos padronizados, podendo fazer uso também de grafismos, mascotes, ilustrações, fotografias e determinados padrões gráficos a fim de manter em evidência a imagem da empresa, profissional, produto ou serviço e comunicar e informar substancialmente à primeira vista quem esta sendo representado e a que veio.
Projeto de materiais gráficos Cartazes, banners, panfletos e demais materiais de divulgação, entre outros, são importantes meios de comunicar ou divulgar uma ideia e para que transmitam sua mensagem de forma eficiente é importante que sejam bem planejados de forma a despertar e manter o interesse do público alvo, bem como apresentar elevado grau de legibilidade e clareza.
Projeto de embalagem Uma embalagem tem como função atrair o consumidor, mas deve também permitir que o cliente possa identificar e compreender diversas informações sobre o produto, assim como deve ser eficiente para embalar e proteger o mesmo. O uso de uma embalagem exclusiva e inovadora destaca o produto em meio a concorrência e representa grande diferencial nas vendas, enquanto que uma embalagem simplória pode fazer com que determinado produto seja “esquecido” na prateleira. Uma embalagem mal projetada pode passar a o produto uma impressão de pouca qualidade ou até mesmo comprometer sua durabilidade.
Projeto editorial A principal função de livros, revistas, jornais, informativos, manuais e catálogos é a informação em si. É importante que tais produtos ofereçam legibilidade eficiente e agradável. A capa, por sua vez, funciona como uma embalagem tendo a função de comunicar ao usuário que tipo de conteúdo irá encontrar ou destacar os conteúdos mais relevantes. É importante que estes produtos apresentem uma unidade do início ao fim. No caso de periódicos é importante definir uma identidade que será seguida por todas as publicações.
Webdesign O profissional especializado em webdesign, de uma forma geral, tem como atribuição projetar interfaces gráficas através das quais as pessoas interagem com sites da internet, aplicativos e demais sistemas interativos pelos quais acessam informações e serviços ou realizam tarefas. Além dos princípios de comunicação visual que orientam o design gráfico em todas as suas áreas é importante que o web designer seja conhecedor da estrutura de hipertexto e dos conceitos de usabilidade. Embora não seja atribuição do designer conhecer programação ou desenvolver sistemas completos, também é muito importante o webdesigner conhecer os recursos disponíveis para desenvolvimento de websites ou do tipo de aplicação que esteja projetando.
Sinalização de ambientes Trata-se de uma área importante do design gráfico que permeia a arquitetura, com o objetivo de informar objetivamente a localização de pontos de interesse e situar às pessoas nos ambientes internos e externos que frequentam.
Somente designers e escritórios de design estão habilitados?
Não exatamente. Muitas agências de publicidade têm profissionais qualificados em design atuando ao lado de publicitários, assim como os grandes escritórios de design tem publicitários em sua equipe ou desenvolvem parecerias com agências. Enquanto o objetivo do design gráfico está relacionado à transmissão e compreensão das informações de forma clara, inteligível e usual, o foco da Publicidade está mais ligado à comunicação em massa com fins de propaganda e convencimento. O ideal é portanto, quando o foco do cliente é a divulgação comercial de produtos e serviços, ter ambos os profissionais atuando em conjunto, mas nem sempre é possível. O profissional de design gráfico é mais indicado para desenvolvimento de projetos de longo prazo enquanto o profissional de publicidade e propaganda atua de forma mais dinâmica mantendo a imagem de uma empresa, produto ou serviço em evidência na mídia. Assim pode ser uma boa ideia, por exemplo, contratar um designer gráfico ou empresa de design para desenvolver um sistema de identidade visual e depois contratar uma agência de publicidade para divulgar a marca através de uma campanha publicitária.
Da mesma forma, outras áreas do design gráfico tem relação com outras profissões tais como a sinalização de ambientes pode ser uma atribuição de arquitetos e o design de embalagens convém ser desenvolvido em conjunto entre profissionais do design gráfico e do design de produto.
Isso é muito caro?
O valor de um projeto varia conforme a complexidade e a temporalidade do mesmo. Ao projetar um cartaz para um evento do bairro, por exemplo, há de se considerar muito menos variáveis do que ao projetar uma assinatura de marca ou uma embalagem para uma empresa que exporta produtos para países do Mercosul e que deseja a longo prazo expandir seus negócios para outros continentes. Em um primeiro momento o profissional conversa com o cliente a fim de identificar os objetivos, necessidades e possibilidades que permitirão a elaboração de um orçamento personalizado. Conforme a complexidade e a abrangência do projeto pode ser necessária atuação de diversos profissionais em equipe. Em outros casos um profissional qualificado é suficiente.
Quem precisa de design gráfico? E quem não pode arcar com os custos de um projeto?
Uma comunicação bem planejada é benéfica para todas as empresas, instituições ou profissionais liberais. Mesmo no caso de pequenos negócios ou instituições sem fins lucrativos, quando não for viável o desenvolvimento de um projeto completo, é importante que os clientes busquem profissionais qualificados e experientes. Ainda que com recursos limitados não seja possível ao profissional dedicar-se com maior atenção a cada etapa da metodologia projetual, os princípios do design gráfico aplicados aos serviços de criação gráfica serão sempre imprescindíveis para o desenvolvimento de uma comunicação visual de qualidade. E, em se tratando de custos, nem sempre pagar por um serviço de qualidade significa gastar mais, pois tendo em vista que o projeto é orientado por uma compreensão ampla das necessidades e possibilidades do cliente, os custos de produção podem ser melhor adequados, possibilitando muitas vezes uma economia de 20% ou mais nas despesas com gráfica, por exemplo.
<<Parte 2: Profissão designer… | Parte 4: Contratando design…>>