Parte 4 – Contratando design…
Como funciona?
O projeto gráfico ou de identidade visual inicia com a definição de qual é o objetivo que se deseja atingir. O profissional irá, juntamente com o cliente, identificar as necessidades e limitações do mesmo em relação ao objetivo proposto, bem como as variáveis que deverão orientar o projeto. Com base nisto o designer saberá quais pesquisas são necessárias a fim de adquirir amplo conhecimento do produto ou serviço que se deseja desenvolver ou divulgar bem como do mercado ou contexto no qual este produto ou serviço está inserido. Somente depois de conhecer o assunto e definir claramente as diretrizes do projeto, o profissional dará inicio à etapa de criação na qual desenvolverá possíveis soluções para o objetivo proposto. Depois desta etapa as possíveis soluções são analisadas a fim de identificar a mais adequada que será desenvolvida e aperfeiçoada a fim de dar forma ao objeto gráfico (assinatura de marca, cartaz, panfleto ou outros) que será apresentado ao cliente para aprovação.
Como escolher um bom designer ou empresa de design?
O primeiro passo é analisar o portfólio do profissional, que consiste em uma amostra dos trabalhos anteriormente realizados para outros clientes com o objetivo demonstrar sua capacidade e talento. Para identificar um profissional qualificado também é importante observar a conduta do mesmo. Na ocasião da entrevista, conhecida como briefing, o profissional deverá demonstrar capacidade e interesse em adquirir amplo conhecimento acerca da sua necessidade, dos seus objetivos e do contexto ao qual se aplicará o projeto e na apresentação do orçamento deverá demonstrar convicção de que será capaz de realizá-lo.
Quais serviços estarei contratando?
O profissional de design gráfico ou webdesign fará muito mais do que desenvolver um layout ou uma interface. Irá também acompanhar a produção das embalagens e materiais gráficos projetados para fins editoriais ou de divulgação; orientar a aplicação e a gestão da assinatura de marca e demais elementos institucionais no caso de projetos de identidade visual; e orientar o desenvolvimento da interface gráfica digital para websites e aplicações multimídia.
Num projeto de identidade visual deverá ser fornecido o manual de identidade visual que orientará o cliente e demais profissionais para a correta utilização da assinatura de marca, fontes de texto, cores, entre outros elementos institucionais previstos conforme a necessidade e objetivos de cada cliente.
Da mesma forma o projeto editorial de publicações periódicas é apresentado na forma de um manual que orientará os diagramadores como deve ser a distribuição do texto nas páginas, qual a estrutura de colunas, espaçamento e tipos de letra, entre outros aspectos que darão uniformidade à publicação.
Sou profissional liberal ou tenho uma empresa e quero contratar. Como faço?
Terei o maior prazer em atendê-lo. Entre em contato pelo telefone (55)9904-1046 (Vivo) ou (55)9122-0498 (Claro) ou envie um e-mail.
<<Parte 3: Design gráfico. O que ele pode fazer pelo seu negócio?<<